Grupo Aprendizes e Lar Padilha participam de evento em São Lourenço do Sul

São Lourenço do Sul recebeu, na quarta-feira (11/9), o grupo Aprendizes e o Lar Padilha, ambos de Taquara. O XIX Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, foi promovido, de 11 a 13 de setembro, no Galpão Crioulo do Camping Municipal, com o tema “A Copa do Mundo é nossa, preservar a infância é dever de todos”. Os jovens também aproveitaram para conhecer a praia de água doce, à beira da Lagoa dos Patos.

O diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos, explica que o grupo Aprendizes integra jovens de diversos bairros de Taquara e do Lar Padilha. “O projeto Aprendizes une o hip hop, a dança de rua e a poesia. Ele nasceu num bairro do município de Taquara, idealizado pelo professor Airton Schirmer, que o desenvolveu através da ONG Aprendizes Por Vida Breve – Hip Hop e Poesia. Hoje é realizado com jovens de toda a cidade e replicado no Lar Padilha”, menciona. “Trabalhamos para o desenvolvimento integral de cada abrigado. Somos uma instituição de acolhimento e não um depósito de crianças”, afirma o diretor, evidenciando o contato dos jovens com a comunidade.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara; da ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da Republica, Maria do Rosário; da presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS, Maria Dinair Acosta Gonçalves dentre outras autoridades.

A programação contou com a palestra “Promoção e proteção a crianças e adolescentes no contexto dos megaeventos esportivos”, com a ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da Republica, Maria do Rosário. Também ocorreram palestras abrangendo os temas: “Investimentos do poder publico na proteção integral”; “Procedimentos unificados” – “O que não devemos fazer”.

Os painéis marcaram os temas: o Combate e Prevenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e tráfico de pessoas; Combate e erradicação do trabalho infantil; A importância das frentes parlamentares na garantia de direitos; Crianças e adolescentes usuários de Substâncias Psicoativas; Ato infracional / SINASE / maior idade penal; Convivência familiar e comunitária / alienação parental.

O evento foi realizado pela Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul (Aconturs), Prefeitura Municipal e Conselho Tutelar de São Lourenço do Sul, com o apoio do Governo Federal – Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Governo do Estado – Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Assembléia Legislativa do RS, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA-RS), Ministério Público do RS, Escola de Conselhos do Rio Grande do Sul, Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Grupo Aprendizes e Lar Padilha participam de evento em São Lourenço do Sul - Lar Padilha