Capacitação Faccat - Matemática Financeira

Era pra ser uma aula de matemática financeira, mas foi muito mais que isso. O professor mestre Magnus Cesar Ody, ministrou a segunda capacitação oferecida aos integrantes base do Grupo Aprendizes, pelas Faculdades Integradas de Taquara - Faccat - apoiadora do grupo, abordando educação, formação profissional, orçamento familiar e lições de vida. O encontro ocorreu, no sábado, 5 de julho, na própria instituição de ensino. Logo que iniciou a sua aula, o professor Ody, fez questão de minimizar a preocupação de alguns dos participantes quanto à explanação sobre matemática. “Não vamos falar da matemática que vocês aprendem na escola, mas como a matemática pode auxiliar na vida de vocês”, revelou.

Professor de matemática há dezesseis anos e na Faccat há dois, Ody, ministra aulas nos cursos de pedagogia e engenharia e aproveitou a sua experiência profissional e pessoal para aconselhar os jovens. “Quando vocês fazem o que gostam, vocês cansam, mas não reclamam. Às vezes passamos por crises, mas se vocês entrarem com a inteligência o resto acontece. O que vocês querem da vida e qual é o caminho que estão seguindo para que isso seja uma realidade? Pois, cada um tem que fazer uma opção, que terá causas e consequências”, reiterou.

No decorrer do encontro, o professor fez algumas atividades com os Aprendizes, motivando a leitura, a escrita e a utilização de ferramentas que possam auxiliar no orçamento familiar de cada um, ensinando a criação de uma planilha orçamentária com o Programa Excel, instigando-os sempre a terem um objetivo. “Em um jornal pedi que procurassem uma tabela ou um quadro e transcrevessem o que entenderam, para que pudesse explicar a importância da formação de frases inteiras, com início, meio e fim e depois criei com eles uma planilha no Excel para controlar o orçamento de casa”, destaca Ody.

O momento também serviu para que os adolescentes aprendessem como se portar durante uma entrevista de emprego e a importância da qualificação profissional. O coordenador e idealizador do Grupo Aprendizes, Airton Schirmer, salientou que “se eles conseguirem guardar algumas poucas palavras que foram ditas durante esta capacitação, já podemos dizer que valeu a pena, pois tentamos dispor a eles algumas oportunidades, alguns pegam outros não. E a parceria da Faccat para o grupo é muito importante, eles recebem certificados e vão agregando conhecimento que se soma ao currículo profissional”, destaca Schirmer.

O Grupo Aprendizes recebe apoio da Faccat, através de repasse de recursos adquiridos na Rústica Solidária, que auxilia o transporte das crianças e adolescentes para as apresentações, o custeio das camisetas e equipamentos de som utilizados pelo grupo. “Agradecemos ao apoio da Faccat, principalmente, à Carine Backes, que é coordenadora da Rústica Solidária, que hoje é a principal incentivadora por o grupo existir”, revela Schirmer.

Para as próximas capacitações (a serem agendadas e divulgadas brevemente) estão previstos assuntos relacionados ao curso de Enfermagem, com ensinamentos de Primeiros Socorros; ao curso de Letras, evidenciando a elaboração de documentos, treinamento da leitura e da escrita; ao curso de Psicologia e outras áreas do conhecimento, sempre propondo o amadurecimento pessoal e profissional dos integrantes do grupo.

Aprendizes – O grupo Aprendizes integra crianças e adolescentes do município de Taquara e Rolante, em ensaios e apresentações de Hip Hop, dança de rua, street dance e poesia. É desenvolvido através de parceria com o Lar Padilha, Rotaract de Taquara e Faculdades Integradas de Taquara - Faccat. Constitui-se em uma ação contínua proposta a trabalhar a prevenção à violência, diminuir o índice de evasão escolar, formar monitores de Hip Hop, trabalhar a inclusão social e a autoestima, formando pessoas de bem, e, por consequência, uma sociedade melhor de se viver. O Grupo ensaia, semanalmente, aos sábados, no barracão do bairro Eldorado, em Taquara, das 14h às 16h, em uma atividade aberta à comunidade. Esta ação também é desenvolvida, às segundas-feiras, no Lar Padilha, e, aos sábados pela manhã, no Ginásio da CNEC, em Rolante, das 9h30min às 11h. O grupo apresenta-se em escolas, comunidades e instituições em diversos municípios, estando sempre aberto a novos convites.

Contato: www.facebook.com/grupoaprendizes - www.hipepoesia.yolsite.com

Coordenação: professor Airton Schirmer e ONG Aprendizes por Vida Breve, Hip Hop e Poesia

Capacitação Faccat - Matemática Financeira - Lar Padilha