Lar Padilha recebe missionárias da Noruega e da Califórnia

O Lar Padilha recebeu, nesta semana, visitas da Noruega e da Califórnia. As missionárias cristãs Annikken Jaatun - voluntária do lar há mais de dez anos e Helen De Los Reyes e Amanda De Los Reyes - pela primeira vez na entidade, passaram os últimos dias conhecendo o trabalho da instituição, acompanhadas da tradutora Denise Rocha. A intenção é que, no ano que vem, elas venham acompanhadas de mais 20 voluntários para desenvolver ações na entidade.

“Gostamos muito do lar. Não vimos nenhuma instituição como esta, onde os colaboradores se doam para este trabalho, onde as crianças são bem cuidadas, onde há uma organização das atividades, do tempo livre, da alimentação”, destaca Amanda. Helen e Amanda voltaram à Califórnia, na terça-feira (1/9), e Annie, ficará até 6 de setembro, hospedada em uma família de amigos taquarenses.

O diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos, esteve auxiliando, durante toda a semana, as visitantes. “Ficamos muito felizes de sermos lembrados por instituições de outros países. Isso nos fortalece, pois é o trabalho sendo reconhecido. Já conhecíamos a Annikken, que é uma grande parceira nossa, e ficamos, imensamente, gratos de recebermos mais duas missionárias em nossa casa de acolhimento. Estamos receptivos a todas as ações que otimizem a estada destas crianças e adolescentes no Lar”, menciona o diretor.

A norueguesa Annikken conheceu o Lar Padilha, em 1995, quando veio, por meio de trabalho voluntário que intermediava entre o governo daquele país e o lar, quando ainda, a Noruega auxiliava o lar com diversos incentivos. “Fizemos um grupo chamado Amigos do Lar Padilha, com o objetivo de amadrinhar os adolescentes que, completados os dezoito anos, deixavam à entidade. Oferecíamos suporte a eles para cursarem Magistério, numa instituição, em Ivoti, participando do crescimento profissional destes jovens”, observa.

Desde lá, Annikken, nunca mais abandonou o Lar, contando mais de dez estadas por aqui. Desde a sua primeira visita, fez muitos amigos, mantendo contato com muitos deles. Ela tem uma filha de coração, em Taquara, ex-acolhida do lar, que hoje tem 31 anos, quatro filhos, e recebe, todos os meses, ajuda de Annikken, para manter a sua família. “Quando venho ao Brasil é para vir ao lar e visitar meus amigos e minha filha”, afirma.

Em 2010, já que a Noruega não pode mais oferecer assistência ao lar, Annikken voltou como missionária, sempre vindo sozinha. “Desde que conheci o lar, fiquei muito tocada pelas situações que levavam estas crianças ao abrigo, tendo o intuito de procurar suprir com carinho e aconchego o sofrimento delas”, relata Anni.

Dois anos atrás, uma representante da instituição norueguesa cristã Women in Network (Mulheres em Rede) perguntou se ela aceitaria organizar uma missão para fora do país. Anni disse que sim e que seria no Lar Padilha, no Brasil. Acompanhada de Helen De Los Reyes e Amanda De Los Reyes, mãe e filha, ambas da Califórnia, vieram em missão ao lar. O detalhe é que elas se conheceram somente no aeroporto, em Porto Alegre.

A vinda de Helen e Amanda foi intermediada por uma amiga que relatou à Anni que elas gostariam de participar da missão. “Estamos muito felizes por termos conhecido o lar, ano que vem voltaremos com mais missionários para desenvolvermos atividades na entidade”, salienta Amanda.

Lar Padilha recebe missionárias da Noruega e da Califórnia - Lar Padilha