Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha

Realizar rodas de diálogo sobre temáticas relacionadas com cidadania. Essa é uma das atividades que ocorre semanalmente nas segundas-feiras e nas terças-feiras, na sede do Lar, em Padilha, e na ONG Vida Breve, em Taquara, com a participação de cerca de 35 crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - ABEFI. As ações são planejadas e mediadas pela educadora social Cristiane Ew e pelo oficineiro Airton Ademir Schirmer, que abordam assuntos importantes relacionadas às escolhas, questões comportamentais, liderança juvenil, mediação de conflitos, oratória, motivação pessoal, direitos, deveres e projetos de vida individual e coletiva.

 

Os encontros fazem parte do projeto “Gerando aprendizagens, transformando vidas”, apoiado pelo Criança Esperança/Unesco, Farmácias São João, Lojas Quero-Quero, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Conselho Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente de Taquara (COMDICA) e Prefeitura Municipal de Taquara. O objetivo do projeto é contribuir para a melhora do processo de ensino e estímulo do exercício de cidadania de crianças e adolescentes, por meio de ações lúdicas de reforço de aprendizagem, do acompanhamento escolar e de rodas de formação cidadã. Parte das atividades são realizadas também dependências das escolas E.M.E.F. Júlio Maurer, em Padilha, e E.E.E.M. Professora Hermínia G. Marques, na Vila Tereza, interior de Taquara, expandindo, assim, o alcance para jovens dessas duas localidades.

 

Segundo a coordenadora do Lar Padilha, Tairine Vogt, o projeto é muito importante ainda para o futuro pessoal e profissional dos participantes, pois “vai colaborar para a diminuição da distorção idade-série e com o estimulo do exercício da cidadania, possibilitando aos jovens uma melhor convivência em harmonia e com protagonismo na sociedade”, destacou.

Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha Gerando aprendizagens, transformando vidas: cidadania é tema de rodas de diálogo com crianças e adolescentes acolhidos no Lar Padilha - Lar Padilha