Reinserir a criança e o adolescente ao seu núcleo familiar, promover a reestruturação; preservando, fortalecendo, construindo laços afetivos ao acolhido e sua família natural, extensa ou substituta são as intenções que circundam o Programa de Reinserção Familiar.

Através da construção de um estudo psicossocial, quando não existe risco eminente, e seja possível o convívio, as crianças e adolescentes retornam ao núcleo familiar.

Este trabalho é desenvolvido por técnicos qualificados (assistente social, psicólogo e coordenação pedagógica) que fazem acompanhamento domiciliar e visita monitorada periódica da família à criança, na instituição, bem como, supervisionam as visitas da criança à família.

E quanto aos egressos da instituição, é realizada visita às famílias, com vistas a garantir que seus direitos estejam sendo efetivamente respeitados.

O Lar Padilha oferece também suporte às famílias das crianças e adolescentes acolhidos, encaminhando-os a grupos já existentes no Município, de acordo com suas necessidades.

voltar ao topo