A ABEFI

A Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial(ABEFI) é uma organização de sociedade civil que se dedica em melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos, oferecendo oportunidades de traçararem as suas escolhas e trilharem uma vida digna.

Atende-se diariamente mais de 1.100 crianças, adolescentes e adultos nas unidades: Escola de Educação Infantil da Paz, Ação Encontro, Centro de Defesa e Proteção Social Lar Padilha, Acolhimento República, Colégio Sinodal da Paz, Abrigo João e Maria, Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, Casa de Acolhimento Bom Pastor e Casa de Acolhimento do Menino.

Com auxílio da comunidade e de seus vários parceiros, a ABEFI atua desde 1968 atendendo com assistência e educação milhares de pessoas. A comprovação da eficácia do seu trabalho é o reconhecimento público e pessoal das pessoas que receberam apoio para se desenvolverem em determinada etapa da vida.

1965

Foram instaladas as primeiras oficinas de formação para o trabalho com o calçado. Os cursos ocorriam em espaços precários da comunidade, tendo grande repercussão e afluência de pessoas. Milhares de pessoas puderam se profissionalizar, vindas de uma repentina e grande migração da população de áreas rurais para a periferia da cidade industrial de Novo Hamburgo.

1967

Inicia-se o embrião da Escola de Educação Infantil da Paz, chamado na época Clube da Criança. A comunidade Evangélica da Floresta Imperial inicia os encaminhamentos para formalização da ABEFI.

1968

Em 3 de março é criada e instalada a Escola de Educação Infantil (Jardim de Infância, na época), iniciando as atividades do atual Colégio Sinodal da Paz. Em agosto é legalmente constituída a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial – ABEFI.

1969

ABEFI é declarada de Utilidade Pública Municipal, através da Lei Municipal nº 11/69 de 08.05.1969. No dia 25 de novembro foi oficializada a criação da Escola Evangélica da Paz no diário oficial, atual Colégio Sinodal da Paz.

1970

ABEFI é declarada de Utilidade Pública Estadual, através do Decreto nº 20.698 de 21.11.1970.

1973

ABEFI é declarada de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 71.181, em 31 de março.

1974

Começo da construção do atual Colégio Sinodal da Paz.

1976

Inauguração do prédio da Creche Evangélica da Paz, hoje Escola de Educação Infantil da Paz. Além disso, foi adquirido um terreno, que deu início a unidade Ação Encontro. Neste lugar mais tarde, construiu-se uma pequena casa de madeira que serviu para os encontros com as crianças, adolescentes e grupos de mulheres da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso.

1976

Inicia o mutirão para limpeza e melhorias das instalações do antigo hospital e da antiga casa do médico. Futuro Lar Padilha.

1978

Nasce o Lar Padilha para atender famílias em situação de pobreza ou crianças abandonadas por suas famílias, que passam a residir no abrigo.

1990

A Escola Fábrica deixa de funcionar devido à crise da indústria coureiro calçadista em meados da década de 1990.

1991

A promulgação da Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) introduz novos princípios para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Ocorre neste período o reordenamento institucional do Lar Padilha.

1998

Conforme as Leis n.º 11.114/2005 e 11.274/200, a Escola Evangélica da Paz, passa a chamar-se Colégio Sinodal da Paz atendendo da Educação Infantil até o Ensino Médio.

2002

Em janeiro, seguindo normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – a antiga Creche Evangélica da Paz passou a chamar-se Escola de Educação Infantil da Paz.

2008

Foi inaugurado no dia 10 de junho, o novo prédio da Ação Encontro, que atende crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

2012

A ABEFI mantém a Ação Encontro com mais 180 atendimentos de 7 a 15 anos e adultos em cursos, o Lar Padilha com até 78 vagas abrigando crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, a Escola de Educação Infantil da Paz com 138 crianças de quatro meses a três anos e 11 meses e o Colégio Sinodal da Paz desde a Educação Infantil ao Ensino Médio com 487 alunos. O Abrigo João e Maria passou a ser administrado pela Abefi em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

2013

Em 2013, a Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, Casa de Acolhimento Bom Pastor e Casa de Acolhimento do Menino passam a ser unidades da Abefi.

ABEFI
voltar ao topo