Ação em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dezoito de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para lembrar e apoiar a causa, o Lar Padilha mobilizou, na data (18/5), cerca de 70 crianças e adolescentes acolhidos na entidade, bem como educadores e demais funcionários. A ação ocorreu às 15h30min, e, durou cerca de 20 minutos, seguindo a proposta do lar, de apresentar um flashmob, produzido pela oficina de Hip Hop e de Protagonismo, fechando a rua Júlio de Castilhos, dentre as esquinas da rua Marechal Floriano e a Guilherme Lahm. 

Após a apresentações, que levou à rua crianças e adolescentes de seis a 17 anos, foram distribuídos panfletos explicando o que o 18 de maio significa e os motivos que levaram a implementação da Campanha Faça Bonito em todo o país, que tem como slogan “Esquecer é permitir: Lembrar é combater”. Também foram distribuídos adesivos e pulseirinhas com a frase“...Amarre esta ideia....”. 

“A iniciativa foi fruto do trabalho desenvolvido no Lar Padilha pela equipe técnica e educadores durante duas semanas, realizando atividades de reflexão e orientando com informações que contribuam na prevenção a situações de violência. A ação foi planejada e preparada pelas crianças e adolescentes de nossa instituição em conjunto com crianças e adolescentes de fora da entidade, mas que nos apoiam”, destacou o diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos. 

A data em homenagem à menina Araceli

Araceli Cabrera Sánchez Crespo (Vitória, 2 de julho de 1964 – Vitória, 18 de maio de 1973) foi uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973 por Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual. Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional. Para saber mais sobre o caso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Araceli 

Carta ao senhor prefeito

Aproveitando a oportunidade os adolescentes do grupo Anjos Protagonistas que integra crianças do Lar Padilha e do grupo Aprendizes entregaram ao Poder Executivo, direcionada ao prefeito, Tito Livio Jaeger Filho, uma carta de intenções e pedidos. A carta contém ideias para que o índice de violência, em Taquara, seja minimizado como: aumento do policiamento, liberdade dos alunos na escolha das oficinas do Programa Mais Educação, intenção do grupo de promover palestras nas escolas, de formar grupos de protagonismo nos diversos bairros taquarenses, de realizar o “Cinema de Rua”, entre outras ações que visam auxiliar a juventude a terem um futuro promissor.

Ação em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Lar Padilha