Capacitação na Faccat

“Teu corpo fala mais que tuas palavras” foi o tema ministrado pela diretora de arte, Ângela Gonzaga O grupo Aprendizes, coordenado pelo professor Airton Schirmer, participou, no sábado (10/5), da primeira oficina de capacitação, oferecida aos integrantes base do grupo, pelas Faculdades Integradas de Taquara - Faccat. O Aprendizes já recebe apoio da Faccat, através de repasse de recursos adquiridos na Rústica Solidária, que auxilia o transporte das crianças e adolescentes para as apresentações, o custeio das camisetas e equipamentos de som utilizados pelo grupo.

Para iniciar este processo, em sala disponibilizada pela Faccat, a atriz e diretora teatral, Ângela Gonzaga, ministrou a oficina “Teu corpo fala mais que tuas palavras”, desenvolvendo a expressão corporal, postura de palco, noção de espaço, como se comportar mediante a plateia, segurança. “A apresentação inicia quando se entra no palco, e, só finaliza, quando se desce do palco, por isso saber postar-se é fundamental”, observa Ângela. Ângela terá novos encontros com o grupo, onde irá aprimorar cada detalhe das apresentações. “Tenho muita admiração pelo trabalho do Airton e pela determinação de vocês. Quero ajudá-los a ganhar um espaço mais profissional, que irá mostrar o quão talentosos vocês são. Ensinar tudo o que vocês devem e o que não devem fazer quando estiverem no palco, pois um artista de verdade coloca o seu corpo a serviço da dança e segue sempre em busca de novos conhecimentos”, revela.

Carine Backes, coordenadora da Rústica Solidária, é uma das maiores apoiadoras do grupo Aprendizes. “Uma das filosofias da Faccat é apostar em projetos assistenciais, solidários, que envolvam a educação, o esporte e a inclusão, o Aprendizes tem todos os requisitos, e, por isso, estamos investindo no projeto”, comenta, relatando que a iniciativa pretende qualificar estes jovens. “Desenvolvimento é qualidade de vida e qualidade de vida é menos violência, menos agressão, menos crianças na rua, menos evasão escolar, é a formação do cidadão de bem e, para isso temos que trabalhar a qualificação”, ressalta Carine.

Para as próximas capacitações (a serem agendadas e divulgadas brevemente) estão previstos assuntos relacionados ao curso de Matemática, abrangendo a Educação Financeira; ao curso de Enfermagem, com ensinamentos de Primeiros Socorros; ao curso de Letras, evidenciando a elaboração de documentos, treinamento da leitura e da escrita; ao curso de Psicologia e outras áreas do conhecimento, sempre propondo o amadurecimento pessoal e profissional dos integrantes do grupo. Airton Schirmer, coordenador do grupo Aprendizes, ressalta que todo aprendizado está sendo disponibilizado ao grupo base, que são os pioneiros do projeto e os integrantes que já desenvolvem monitoria de dança em escolas e outras instituições, mas que repassarão a todos os demais integrantes, que somam mais de 500 crianças e adolescentes. 

“Temos os integrantes pivôs que fazem a frente, e depois transmitem estes conhecimentos ao demais integrantes do grupo, já que não conseguimos destinar tudo a todos ao mesmo tempo”, explica Schirmer. Projeto Aprendizes – O grupo Aprendizes integra cerca de 500 crianças e adolescentes do município de Taquara e Rolante, em ensaios e apresentações de Hip Hop, dança de rua, street dance e poesia. É desenvolvido através de parceria com o Lar Padilha, Rotaract de Taquara e Faculdades Integradas de Taquara - Faccat. Constitui-se em uma ação contínua proposta a trabalhar a prevenção à violência, diminuir o índice de evasão escolar, formar monitores de Hip Hop, trabalhar a inclusão social e a auto estima, formando pessoas de bem, e, por consequência, uma sociedade melhor de se viver.

O Grupo ensaia, semanalmente, aos sábados, no barracão do bairro Eldorado, em Taquara, das 14h as 16h, em uma atividade aberta à comunidade. Esta ação também é desenvolvida, às segundas-feiras, no Lar Padilha, e, aos sábados pela manhã, no Ginásio da CNEC, em Rolante, das 9h30min às 11h. O grupo apresenta-se em escolas, comunidades e instituições em diversos municípios, estando sempre aberto a novos convites.

Contato: www.facebook.com/grupoaprendizes - www.hipepoesia.yolsite.com Coordenação: professor Airton Schirmer e ONG Aprendizes por Vida Breve, Hip Hop e Poesia

Capacitação na Faccat - Lar Padilha